Fiscalização Financeira debate privatização de distribuidoras de energia

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) realizou na manhã da última quarta-feira (23) audiência pública sobre a decisão do governo federal de privatizar as distribuidoras de energia Cepisa, Ceal, Eletroacre, Ceron, Boa Vista Energia e Amazonas Energia.
25/03/2011 16h10

O autor do requerimento para a realização do debate, deputado Leo de Brito (PT-AC), lembra que as privatizações foram autorizadas este ano por meio de portaria e podem gerar inúmeros prejuízos à população, no sentido de promover demissão em massa de trabalhadores do setor elétrico, precarização do trabalho, má qualidade dos serviços e aumento das tarifas de energia.

“A privatização também põe em risco a execução de diversos programas sociais do governo federal às populações mais carentes, como o Programa Luz Para Todos, que já beneficiou mais de 15 milhões de famílias, sendo o programa uma referência nesse setor a todo mundo”, argumentou o parlamentar que preside a Comissão.

Para a audiência foram convidados e compareceram o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas Nestor Powello representante do Sindicato dos Urbanitários do Acre Antonio Américo Figueiredo Filho; representante do Sindicato dos Urbanitários do Acre Cleuson José Gouveia da Silva; o representante da Eletrobras Acre/Distribuição Ricardo Alexandre Xavier Gomes e o vereador da cidade de Rio Branco, no Acre Marcelo Jucá (PSDC).

O deputado Leo de Brito lembrou ainda que foram convidados e não compareceram representantes do Ministério de Minas Energia, Eletrobrás e também da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além do presidente da Comissão, o vice-presidente Deputado Paulão (PT/AL), que também pertence a categoria dos urbanitários lamentou a ausência de membros do governo na audiência.