Em Rondônia, deputados da CFFC defendem investimentos em termoelétricas

Em vista Técnica seguida de Mesa Redonda para acompanhamento e fiscalização sobre avaliação de viabilidade da Usina Térmica no Rio Madeira e da Eletronorte, os deputados Leo de Brito (PT/AC), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal e o deputado Luiz Cláudio (PR/RO), membro da CFFC defenderam a viabilização de investimentos na área do gás para fazer voltar a funcionar as duas usinas termoelétricas da cidade de Porto Velho. As Usinas, que estão paradas momentaneamente pela falta de combustíveis fosseis, aguardam um parecer do governo local e Federal para a utilização de gás natural.
25/03/2011 16h10

O Requerimento nº 250/2016, de autoria do Deputado Luiz Cláudio, foi aprovado pela comissão e a visita técnica  aconteceu nesta quinta-feira (08) com a presença dos dois deputados da Comissão e os deputados estaduais de Rondônia Ribamar Araújo (PR) e Alex Redano (PSD) estiveram, na Usina Térmica do Rio Madeira e da Eletronorte. Durante a missão, realizada pela comissão os participantes ouviram esclarecimentos de técnicos das empresas sobre o funcionamento e a necessidade de mantê-las em funcionamento.

Ainda em Porto Velho, representantes de órgãos  do governo  Federal e da Rongás, empresa de desenvolvimento do gás natural do estado do norte do país fizeram apresentação técnica sobre a viabilidade de manutenção das usinas a partir da utilização de gás natural. Para o deputado Luiz  Cláudio falou da importância da visita nas duas usinas paralisadas mas que há uma alternativa viável para Rondônia para funcionar essas usinas através do gás.  Para ele é preciso somar esforços e defender o gasoduto que tá sobrando gás em Manaus e trazer esse gás para Porto Velho e incentivar esse parque de geração de energia assim como outras indústrias que defendem do gás. " Aqui ouvimos todas as explanações e viabilidade técnica da termoelétrica funcionar a gás", salientou o deputado rondonense. Para ele essa é uma bandeira que deve ser levada adiante como oportunidade de desenvolvimento para a região norte do pais, tanto para Rondônia quanto para o Acre.

Já o deputado Leo de Brito  parabenizou a iniciativa do deputado do estado vizinho ao Acre e lembra que a iniciativa é  fundamental para o desenvolvimento do município de Porto Velho,  e para a região do Acre. Leo lembrou que comissão esteve recentemente fiscalizando obras da ponte sobre o Rio Madeira e salientou que  o papel da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle além de trazer a proposta de fiscalização de gastos públicos também têm o papel de cobrar investimentos para a região que são na área do gás aqui na região Acre/Rondônia. Segundo ele a comissão tem o dever de trazer proposições e defender investimentos de desenvolvimentos para os estados, "então a comissão cumpre com seu papel de encaminhar, sem sombra de dúvidas a proposta ao governo Federal.