Em conjunto, Comissões realizam audiência com o ministro Mauro Vieira

Em audiência pública conjunta das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, no último dia 15 de abril, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre a formulação e a execução da política externa brasileira e também a respeito das medidas adotadas pelo governo brasileiro em relação à pena de execução imposta a cidadãos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia.
25/03/2011 16h10

O ministro defendeu a atitude brasileira frente à Indonésia depois que o país asiático fuzilou um brasileiro condenado por tráfico de drogas, disse que o Brasil nunca contestou os ilícitos praticados e o direito dos estados julgarem de acordo com suas legislações, mas mencionou uma série de compromissos internacionais assinados pelo Brasil com proibições à pena de morte. "Por esses compromissos internacionais, o Brasil não poderia deixar de se rebelar contra a aplicação da pena de morte contra um brasileiro, dentro, obviamente, do respeito às relações bilaterais”, observou Mauro Vieira.

Questionado sobre um consenso entre Mercosul e União Europeia a respeito dos acordos comerciais, Mauro Vieira explicou que essa é uma negociação complexa e que já dura mais de 10 anos. Ele relatou que o Mercosul já concluiu sua oferta e está aguardando que a União Europeia conclua consultas internas para que a negociação avance. "A União Europeia também está em negociação com os Estados Unidos sem chegar a um acordo, a discussão é longa e difícil", explicou o ministro.