Em Audiência Pública da CFFC, Ministro da Educação Mendonça Filho avalia ‘drama da alfabetização’

25/03/2011 16h10

Durante audiência pública conjunta da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que aconteceu no último dia 17 de maio, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, afirmou que que um dos principais focos do MEC é investir fortemente no ensino. Ele mostrou em números o que chama de “drama da alfabetização”, já que em 2014, 56% das crianças brasileiras do terceiro ano do Ensino Fundamental não sabiam ler e nem escrever, segundo dados do INEP.

Ganharam ênfase também programas como PRONATEC, Ciência sem Fronteiras e o FIES, que deve passar por modificações capazes de tornar essa modalidade de financiamento estudantil mais sustentável. As mudanças, de acordo com o ministro, serão anunciadas em breve.

Na oportunidade, o presidente da CFFC, Wilson Filho, relembrou sua atuação em prol da educação, destacou seu compromisso e parabenizou iniciativa de colocar o novo Ensino Médio em prática. “Fico muito feliz de ouvir muitas das novidades que o Ministério da Educação nos traz. Reafirmo a posição da comissão de sempre buscar a transparência no que envolve o gasto público. Também reafirmo como parlamentar que fico muito feliz em ver o tão famoso novo Ensino Médio Brasileiro em andamento”.