Efeitos da crise do petróleo na Bahia é discutida em seminário em Salvador

Convidada, CFFC participa de painel sobre reflexos da crise mundial na economia nacional
25/03/2011 16h10

 

Durante o seminário “Petróleo na Bahia: Novos Rumos. Novas Perspectivas”, dia 23 de novembro, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle foi representada pelo deputado federal Valtenir Pereira, que debateu o tema Os Reflexos da Crise Mundial na Economia Nacional.

Entre os aspectos discutidos nesse tema destacou-se a relação entre a queda das exportações e a crise econômica mundial, que afetou as principais economias e resultou na diminuição da importação por parte de diversos países consumidores de recursos energéticos.

Destacou-se também a discussão sobre o papel estratégico do desenvolvimento do mercado interno brasileiro, que, durante o ciclo virtuoso de 2005 a 2011, ganhou forte investimento interno que aumentou a capacidade produtiva do País, com políticas que expandiram o consumo.

O palestrante desse tema foi o diretor presidente da Transnordestina, Ciro Gomes. O debate contou com a presença do ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli. A mediação coube ao presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia, Marco Antonio Amigo.

Entre os vilões da atual crise, foi destacado, no Seminário, o alto índice dos juros, utilizado como política para atrair capital externo. E avaliada como negativa a redução dos preços do barril de petróleo, em nível internacional.

O deputado federal Valtenir Pereira, vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), representou o colegiado no Seminário. Ele é autor do Requerimento de instalação do Fórum Permanente para debater os impactos da “Operação Lava Jato na atividade econômica nacional e no índice de emprego do Brasil, e os riscos de esmagamento das maiores empresas nacionais de engenharia. Participam do Fórum da CFFC diversas organizações da sociedade civil.

Agenda de crescimento ante a diminuição de royalties

Aproximadamente 40 municípios baianos sofrem com a diminuição da remuneração (royalties) advinda da exploração de recursos de origem petrolífera. O presidente do CREA-BA externou a preocupação com as demissões nos municípios afetados. Com apoio da presidente da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria, Amigo convocou todos para contribuir com uma agenda para a retomada do desenvolvimento da indústria do petróleo no Estado.

O vice-governador da Bahia, João Leão, participou da abertura, no auditório da União dos Municípios da Bahia, em Salvador. Lembrou que o estado é muito rico em recursos naturais e demonstrou confiança em que a Bahia saberá aproveitá-los com a união de esforços e a defesa dos interesses do desenvolvimento do País.

Participaram também dos diversos painéis, entre outras autoridades, o ex-diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo  - ABPIP - , Marcelo Magalhães, e o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia - Sebrae-BA, Adhvan Furtado.