Deputados da CFFC defendem projeto da Embraer

25/03/2011 16h10

Membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (CFFC) realizaram nesta sexta-feira (11/11) visita técnica à unidade da empresa brasileira de aeronáutica Embraer, na cidade de Gavião Peixoto (SP). Na ocasião, a comitiva de deputados pôde conhecer detalhes do programa de desenvolvimento da aeronave de transporte militar KC-390.

O requerimento de visita técnica, de autoria do presidente da Comissão, deputado Leo de Brito (PT/AC), e subscrito pelos deputados Ezequiel Teixeira (PTN/RJ), Valtenir Pereira (PMDB/MT) e Marcos Reategui (PSD/AP), foi oficializado em maio pela Comissão e agora, a convite do Comando da Aeronáutica, os parlamentares tiveram a oportunidade de conferir o processo de produção da aeronave, que envolve a integração de tecnologias e sistemas eletroeletrônicos de bordo de última geração.

Desenvolvida com o apoio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e fabricada pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB), o novo jato terá condições de reabastecimento em vôo e capacidade para transportar 23 toneladas de carga.

Segundo o deputado Leo de Brito, a iniciativa da CFFC deu transparência a “um dos grandes projetos estratégicos do país, que será referência mundial em termos de cargueiros militares”. O presidente da Comissão ressaltou, ainda, a importância desse programa não só para a defesa, mas também para a economia nacional, com a venda da aeronave a outros países.

Leo de Brito lembra, ainda, que as estimativas de exportação do novo cargueiro da Embraer para os próximos 20 anos ultrapassam a casa dos 20 bilhões de dólares. “Portanto, é importante que nós, da CFFC, estejamos aqui para garantir recursos no Orçamento para continuidade da fabricação do KC 390 dentro do prazo estabelecido”.

Para o vice-presidente da Comissão, deputado Paulão (PT/AL), garantir o desenvolvimento de um projeto brasileiro com o alcance internacional que terá este jato da Embraer é fundamental. O KC 390, ressalta ele, é um programa de Estado, e não de governo. “Espero que nós, no Congresso, consigamos modificar o Orçamento, que sofreu contingenciamento de recursos da ordem de R$ 200 milhões. O presidente Leo de Brito colocou-se à disposição para articular com outros parlamentares a garantia de recursos para a Aeronáutica no Orçamento de 2017, especialmente para o programa do KC 390. “Entendemos que esse projeto é estratégico e que tem um valor agregado de alta tecnologia e mão de obra qualificada”, justifica.