CFFC aprova vinda de Ministro da Defesa, do Presidente do BC e a realização de audiências públicas sobre o FIES e problemas com as operadoras de telefonia

A reunião deliberativa da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), desta quarta-feira (12), contou com uma pauta bastante extensa de 45 itens a serem deliberados.
25/03/2011 16h10

Sandra Neves

CFFC aprova vinda de Ministro da Defesa, do Presidente do BC e a realização de audiências públicas sobre o FIES e problemas com as  operadoras de telefonia

Dentre os requerimentos aprovados estão o convite ao Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, para prestar esclarecimentos sobre divergências relacionadas com o cálculo do superávit primário consolidado do Governo Central. A solicitação foi feita pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) que também teve aprovado o requerimento que convida o Ministro da Defesa, Celso Amorim, para prestar esclarecimentos sobre a operação de compra de 36 caças Gipen NG, fabricados pela companhia sueca SAAB.

O presidente da CFFC, Hugo Motta (PMDB-PB), conseguiu aprovação do seu requerimento que solicita a realização de audiência pública com o Ministério da Educação, a União Nacional dos Estudantes-UNE, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para debater o Programa de Financiamento Estudantil-FIES.

De acordo com o deputado, um dos motivos de reclamações em todo Brasil é a falta de transparência e a burocracia. “A transparência e o aprimoramento do programa, através da desburocratização, é essencial para garantirmos que as pessoas que realmente precisam sejam atendidas”, afirmou.

A comissão aprovou ainda a realização de audiência pública com a ANATEL, as empresas de telefonia e o Tribunal de Contas da União para discutir a qualidade dos sistemas de telefonia fixa e móvel do país e esclarecer sobre a atualização das tecnologias do sistema. A propositura é de autoria do deputado Edinho Bez (PMDB-SC) que afirmou ser preciso insistir que as empresas, responsáveis pelas operadoras de telefonia, exponham o que efetivamente está sendo feito para a solução dos problemas enfrentados pela população usuária desses serviços.