Cidadãos de Buritis-MG defendem o fim das barragens irregulares no Rio Urucuia

Em Audiência na Câmara Municipal, CFFC garantiu o debate de medidas para coibir as ilegalidades
25/03/2011 16h10

Os cidadãos de Buritis (MG) e das vilas localizadas no entorno da cidade reclamaram a demora na retirada de barragens edificadas clandestinamente no curso do Rio Urucuia. O problema existe desde 2013, e até agora não houve solução por parte das autoridades.

Em Missão Oficial, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) promoveu uma audiência na Câmara Municipal, dia 6 de novembro, quando ouviu autoridades, técnicos e cidadãos sobre os prejuízos causados pelas barragens irregulares.

Coordenador da missão e autor do requerimento que deu origem ao encontro em Buritis, o deputado Adelmo Leão presidiu a audiência, que durou mais de cinco horas. Ele assumiu o compromisso de repercutir o problema, reportando os dados à CFFC, para que órgãos do governo estadual e federal possam atuar em conjunto na solução dos problemas relatados, que afetam o meio ambiente, além da contaminação da água.

Todos que se inscreveram puderam falar. Participaram da mesa o Secretário de obras da região, Carlos Zany, a coordenadora do Comitê de Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia, Débora da Silva Firmino, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Maria Abadia Alves de Jesus, e os representantes do Incra 28, Marco Aurélio da Rocha, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, João Clímaco, e do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania – Ibradec -, Rubens Martins.