CFFC participa em São Paulo de seminário sobre a agenda para o Brasil com base em experiências de alguns países

Líderes empresariais, ministros de Estado e representantes da OCDE debateram temas como a importância da indústria, a eficiência orçamentária, a boa governança e a necessidade de investimentos
25/03/2011 16h10


Em seminário promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP -, especialistas e autoridades compartilharam e discutiram experiências de outros países que enfrentaram situações semelhantes à que o Brasil atravessa, notadamente Holanda, Suécia, México, Portugal e Estados Unidos.
O "Seminário OCDE-FIESP – Construindo uma agenda positiva para o Brasil: lições de práticas e experiências internacionais", realizado na capital paulista, dia 5 de novembro, foi promovido em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, instituição internacional que integra 34 países que defendem a economia de livre mercado com princípios de democracia representativa. O evento contou também com a colaboração do Tribunal de Contas da União (TCU). A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle foi representada pelo vice-presidente, deputado Valtenir Pereira.

Nos painéis, destacaram-se termos como indústria forte, boa governança, investimento, eficiência orçamentária, diminuição da burocracia, inovação, transparência, país forte, ajuste fiscal e modelo de governo. Entre os debatedores, estavam os ministros Joaquim Levy, da Fazenda; Valdir Moysés Simão, da Controladoria-Geral da União; e o presidente do TCU, Aroldo Cedraz.


Participantes

Participaram do Seminário os líderes empresariais: Paulo Skaf, presidente, com diversos dirigentes e conselheiros da FIESP; e Guilherme Afif Domingos – presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE -; entre outros.

A OCDE listou Angel Gurría, secretário-geral; Marcos Bonturi, diretor de Relações Globais; Iza Lejarraga, da Divisão de Políticas de Investimento; Edwin Lau, da Divisão de Reforma do Setor Público; e Álvaro Santos Pereira, da Divisão de Estudos Nacionais do Departamento de Economia.


Entre os estrangeiros, estavam ainda a consulesa geral britânica, Joana Crellin; a representante do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos, Holly Donnelly; o membro do Conselho de Estado dos Países Baixos, Peter van den Berg; e o representante da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública de Portugal, Jaime Quesado.