Aroldo Cedraz propõe parceria em reunião na CFFC

Ministro do TCU revelou as principais ações adotadas pelo órgão na área de inovação tecnológica para o controle orçamentário
25/03/2011 16h10

 

O Tribunal de Contas da União está cada vez mais informatizado. Foi o que revelou o ministro Aroldo Cedraz em visita à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle na tarde do último dia primeiro de outubro. Recebido pelo presidente da CFFC, Vicente Cândido, Aroldo Cedraz apresentou as iniciativas de inovação tecnológica adotadas pelo órgão e destacou a necessidade de uma força tarefa para que o Brasil avance cada vez mais na digitalização de processos e, assim, alcance ainda mais transparência.

 “O Brasil só tem a ganhar com estas ações, a CFFC está à disposição para auxiliar no que for necessário para que elas possam crescer ainda mais”, ressaltou Vicente Cândido – que recebeu uma série de publicações desenvolvidas pelo TCU, detalhando cada iniciativa. De acordo com o deputado, é de fundamental importância a parceria da comissão com o órgão fiscalizador em projetos que tragam ainda mais transparência aos processos.

 

 De acordo com o ministro, o TCU está tomando a frente das ações de inovação tecnológica e oferecendo subsídios para que os estados e municípios estejam cada vez mais capacitados. “Para se ter ideia, criamos o primeiro laboratório do mundo na área de controle externo”, revelou Cedraz. Além desta inciativa, que obteve reconhecimento internacional, o órgão também criou uma biblioteca digital e oferece cursos de auditoria coordenados pelo TCU.

 

 

Novas tecnologias

 

Aroldo Cedraz ressaltou que estar alinhado com as novas tecnologias deixa o TCU ainda mais próximo da população. “Fizemos o que antes parecia impossível para os dados de controle; hoje todos os dados estão abertos”, destacou. Atualmente, o órgão conta com um site e um aplicativo para smartphone em que é possível acompanhar sessões – por áudio e vídeo – dos órgãos colegiados ao Tribunal de Contas da União.