Reforma do Ensino Médio é um avanço para a educação profissionalizante, afirmam especialistas

Deputados acreditam em modernização na formação de jovens brasileiros a partir das mudanças propostas
31/08/2017 14h25

Acervo/Câmara dos Deputados

Reforma do Ensino Médio é um avanço para a educação profissionalizante, afirmam especialistas

Estudantes participaram da audiência pública

Muitos alunos de nível médio de escolas públicas e particulares e também de escolas profissionalizantes participaram da audiência pública que debateu a recente reforma do Ensino Médio e os impactos sobre a educação profissional de nível técnico. Os quatro convidados, os alunos e deputados debateram o futuro do ensino profissional diante da reforma do Ensino Médio.

Eline Neves Braga Nascimento representou o MEC e afirmou que a reforma ajuda a contribuir para que os jovens ampliem as possibilidades de escolha na vida profissional. E que agora o Ministério da Educação está trabalhando com dedicação para formatar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio.

O diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, disse que o Brasil tem “uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI” mas que a reforma do Ensino Médio pode ajudar a colocar o país dentro de uma realidade global, em que a educação profissionalizante é valorizada.

Para o professor Francisco Aparecido Cordão, ligado à Confederação Nacional do Comércio (CNC), um dos desafios da reforma do Ensino Médio é a “coragem para colocar o Ensino Médio e a Educação Profissional em lugar de destaque na pauta do debate nacional da sociedade em redes sociais e noticiários”. Cordão acredita que esse assunto já deveria ter mobilizado as discussões nacionais muito tempo atrás.

O representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), mostrou um quadro comparativo mostrando que de cada 100 estudantes brasileiros, 92 estão no Ensino Médio e apenas 8 no Ensino Técnico Profissional. Na Áustria, 70 estão no Ensino Técnico Profissional e 30 no Ensino Médio. Alessio Trindade de Barros garante que a Reforma do Ensino Médio é necessária mas que traz muitos desafios como a formação de professores, o aumento da qualidade do ensino e a questão dos equipamentos nas escolas. Ele acredita que a educação profissionalizante ainda tem muito para expandir no país.

A audiência pública para debater a recente reforma do Ensino Médio e os impactos sobre a educação profissional de nível técnico foi realizada a pedido do deputado Giuseppe Vecci (PSDB-GO).

Veja aqui a audiência pública.

Convidados:

ELINE NEVES BRAGA NASCIMENTO - Secretária Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC

RAFAEL LUCCHESI - Diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Diretor-Geral do SENAI e Superintendente do SESI - Apresentação

ALESSIO TRINDADE DE BARROS - Representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED - Apresentação

FRANCISCO APARECIDO CORDÃO - representante da Confederação Nacional do Comércio – CNC - Apresentação