Presidente do FNDE apresenta detalhes do trabalho na área da educação

O Brasil tem o maior programa de alimentação escolar do mundo, levado a mais de 150 mil escolas públicas
23/08/2017 10h45

Acervo/Comissão de Educação

Presidente do FNDE apresenta detalhes do trabalho na área da educação

Sílvio Pinheiro/Presidente do FNDE

O presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Sílvio Pinheiro, participou do ciclo de palestras Educação em Debate, promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com a Comissão de Educação. Sílvio Pinheiro falou sobre a importância do programa FNDE em Ação, que leva assistência técnica a estados e municípios.

O presidente explicou que assumiu a direção do FNDE no início do ano, juntamente com os prefeitos eleitos no ano passado. E como houve grande renovação, Sílvio Pinheiro explicou que, em muitos municípios, foi necessário começar o trabalho do zero em função da mudança de equipes técnicas.

Outro problema relatado foi o baixo preparo técnico de muitas equipes nos municípios brasileiros. Diante dessa situação, Pinheiro explicou que é comum o FNDE precisar fazer um trabalho de capacitação junto a prefeituras e estados, o que requer deslocamento de equipes do FNDE de até 40 pessoas.

Mesmo com esse tipo de dificuldade, o FNDE em Ação tem avançado. Entre os vários números apresentados, Sílvio mostrou que o FNDE atende 41 milhões de estudantes em 154 mil escolas públicas de todo o Brasil dentro do maior programa de alimentação escolar do mundo.  Estados, municípios e do Distrito Federal recebem o repasse para complementar o valor necessário para a merenda escolar dos estudantes. São dez parcelas pagas mensalmente a partir de fevereiro. 30% do valor repassado, devem ser usados para comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Saiba mais sobre o FNDE em Ação assistindo a palestra aqui.

Convidado:

Sílvio Pinheiro - Apresentação

Cartilha FNDE