O impacto da reforma da Previdência na educação

Durante duas horas e meia, deputados da Comissão de Educação debateram com representantes de categorias profissionais sobre as consequências da reforma da Previdência na área da educação.
27/04/2017 14h55

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O impacto da reforma da Previdência na educação

A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) foi a única que se manifestou abertamente a favor da reforma da Previdência por entender que o que está em jogo é o equilíbrio financeiro do país. Ainda assim, a entidade fez várias ressalvas à proposta que está em debate na comissão especial da Câmara.

Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES) são contrários à reforma. Eles alegam que não houve diálogo e que, do jeito que está, a reforma representará um desmonte da educação no Brasil.

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) e a Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU) falaram sobre a importância do trabalho filantrópico na área educacional.

O deputado Leo de Brito (PT-AC) foi quem solicitou a realização da audiência pública. Ele fez uma avaliação positiva da discussão.

Veja agora como foram os debates em torno da reforma da Previdência e seus impactos na educação