Instituições reconhecem defasagem no valor de bolsas de pós-graduação

A perspectiva de algum reajuste ainda este ano é pequena, admitem gestores
20/06/2017 14h29

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Instituições reconhecem defasagem no valor de bolsas de pós-graduação

Gabriel Nascimento dos Santos/Secretário-geral Ass. Nac. de pós-graduandos

Há pelo menos quatro anos, bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado ligados a órgãos de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa não recebem qualquer reajuste no valor das bolsas de estudo e pesquisa. A informação foi admitida tanto pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento  de Pessoal de Nível Superior) quanto pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Ainda assim, as duas instituições afirmam que, em função das condições orçamentárias atuais, qualquer percentual de reajuste, por menor que seja, representa um impacto financeiro grande.

Só na CAPES, entre 2003 e 2016, houve aumento expressivo na quantidade de bolsas de estudo concedidas. No mestrado, o aumento foi de 206% e no doutorado 279%, um crescimento geral 20 vezes maior.

Gabriel Nascimento dos Santos é aluno de doutorado e secretário-geral da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Ele explica que mais de 90% das pesquisas no Brasil são feitas por estudantes da pós-graduação. E disse que o reajuste no valor das bolsas é um clamor urgente desses em todo o país.

Todas essas informações foram dadas aos deputados da Comissão de Educação durante audiência pública realizada para debater o PL nº 4559/2016, de autoria do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP). O projeto prevê reajuste anual dos valores de bolsas de pós-graduação pagas por instituições federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa. A proposta já foi aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia e agora está sendo analisada pelo relator na Comissão de Educação, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB).

Veja como foi a audiência pública.

Participantes:

GERALDO NUNES SOBRINHO- Presidente Substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC - apresentação

 

JOSÉ RICARDO DE SANTANA - Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

 

GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS – Secretário-geral da Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG

 

ANDRÉA BARBOSA GOUVEIA- Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED