Índice de Governança Municipal mostra quadro preocupante na Educação brasileira

Este ano será lançada a segunda edição do índice que pode ajudar gestores municipais e população a melhorar a educação nas cidades
28/06/2017 14h15

Acervo/Câmara dos Deputados

Índice de Governança Municipal mostra quadro preocupante na Educação brasileira

Rodrigo Neves Moura/Coordenador da Câmara de Gestão Pública

O Índice de Governança Municipal (IGM) foi lançado em 2016. Ele está apoiado na avaliação da gestão pública em três grandes pilares: Gastos e Finanças Públicas, Qualidade da Gestão e Desempenho. O trabalho de análise é feito em áreas como saúde, educação, planejamento urbano, gestão fiscal, habitação e recursos humanos.

A Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com a Comissão de Educação, realizou uma palestra para conhecer o IGM e ver como foi o desempenho dos municípios brasileiros na educação.

O ranking na área da educação mostrou que os cinco melhores municípios foram: Fernando de Noronha (PE), Lobato (PR), Jardim Olinda (PR), Boraceia (SP) e Santo Antônio do Caiuá (PR). O fato dos municípios mais bem ranqueados serem de pequeno porte indica, segundo Rodrigo Neves Moura, coordenador da Câmara de Gestão Pública, que “nem sempre quem gasta mais, gasta melhor”. E é nessa hora que uma boa gestão faz a diferença, ressalta Rodrigo.

O IGM também mostrou que apenas 50 municípios mantém na creche 50% ou mais crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. E há cidades em que nenhuma criança dessa faixa estaria frequenta creche. Entre 4 e 5 anos de idade, só 84 municípios têm todas as crianças frequentando a escola.

No Ensino Fundamental, o pior município analisado tem um índice de abandono escolar assustador: 55,58%.

A ideia do Índice de Governança Municipal é permitir aos gestores municipais e também à população local identificar com clareza os problemas e trabalhar para resolvê-los.

Veja aqui a página com o ranking do Índice de Governança Municipal.

Assista a palestra sobre o Índice de Governança Municipal.

Participantes:

Wagner Siqueira/Presidente do Conselho Federal de Administração - CFA

Mauro Kreuz/Diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA

Rodrigo Neves Moura/ Coordenador da Câmara de Gestão Pública - apresentação

Gilberto Porto/Diretor do Instituto Publix