Homenageados recebem o Prêmio Darcy Ribeiro 2017 em cerimônia na Câmara dos Deputados

Antônio Veronezi, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC e José Humberto Henriques receberam um diploma e uma medalha em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área da Educação
01/11/2017 09h00

Cleia Viana

Homenageados recebem o Prêmio Darcy Ribeiro 2017 em cerimônia na Câmara dos Deputados

Antônio Veronezi (E), Anna Altenfelder e José Humberto Henriques

A cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro 2017 foi marcada pela emoção dos três homenageados. O Salão Nobre estava lotado por deputados, convidados dos agraciados e autoridades.

Logo no início, Myrlla Muniz cantou o hino nacional, acompanhado ao piano pelo professor Eugênio Matos, numa interpretação que surpreendeu e agradou a todos. Os dois fazem parte da Escola de Música de Brasília, assim como os alunos que fizeram uma apresentação especialmente para o evento.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Caio Narcio (PSDB-MG) lembrou a trajetória de vida do educador que dá nome ao prêmio, destacando o trabalho dele na Antropologia e na Educação. Em seu discurso, também falou sobre a relevância do trabalho de cada um dos três homenageados.

Antônio Veronezi

O professor de Química que dedicou parte da vida a implantar faculdades em todo o estado de São Paulo foi o primeiro agraciado. Num discurso emocionado, lembrou a trajetória de vida, o trabalho desenvolvido ao longo de décadas na área da educação e a importância das pessoas que trabalharam com ele. Agradeceu parceiros de profissão e especialmente a sua família. Reconheceu que não desenvolveu todo esse trabalho sozinho e afirmou que receber o Prêmio Darcy Ribeiro “é uma honra e uma responsabilidade”.

O professor Antônio Veronezi foi indicado ao prêmio pelos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Átila Lira (PSB-PI), Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Saraiva Felipe (PMDB-MG). Todos eles participaram da entrega do diploma e da medalha a Veronezi.

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC

No ano em que completa 30 anos de atividade, o CENPEC foi agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro. É uma entidade sem fins lucrativos, criada por educadores e pesquisadores da área social. Ao longo de três décadas, o CENPEC tem trabalhado com foco no combate à desigualdade social e na defesa da educação pública e de qualidade para todos. Quem veio receber o prêmio representando o CENPEC foi Anna Altenfelder, presidente do Conselho de Administração da entidade. Em seu discurso de agradecimento, ela disse que a premiação é um presente para o CENPEC. Anna afirmou que o Centro de Estudos contribuiu com diversos avanços na educação brasileira e fez questão de destacar a importância dos inúmeros parceiros públicos e privados com os quais a entidade trabalha. Ao final do discurso, a conselheira enfatizou a “importância de assegurar o cumprimento do Plano Nacional de Educação” e aproveitou para marcar uma posição política ao refutar a proposta de redução da maioridade penal.

A medalha e o diploma foram entregues pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), responsável pela indicação do CENPEC ao Prêmio Darcy Ribeiro 2017.

José Humberto Henriques

Médico e escritor, José Humberto tem mais de 300 livros publicados. A medicina é um ofício mas a literatura é sua grande paixão. Nessa área, ele escreve poesia, romance, crônica e ainda é crítico literário. Essa produção literária tão intensa já rendeu ao escritor alguns reconhecimentos como o Prêmio para Autores Nacionais do MEC (1999), o Prêmio Cora Coralina de Literatura (2002) e a premiação no Concurso Literário Nacional Taba Cultural (2001). Nos agradecimentos, José Humberto admitiu que é um escritor-médico e que, ao longo dos anos, descobriu que “a literatura tem mais informação do que a medicina porque trata da alma do homem”. Falando de improviso, ele encerrou dizendo que a arma que o escritor tem é a palavra e que “o silêncio também é palavra”.

A medalha com a efígie de Darcy Ribeiro e o diploma foram entregues ao escritor pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Caio Narcio, autor da indicação de José Humberto Henriques ao Darcy Ribeiro de 2017.

Reportagem: Claudia Brasil