Especialistas indicam caminhos para o desenvolvimento da leitura no Brasil

18/04/2017 13h30

Cléia Viana/Acervo/Câmara dos Deputados

Especialistas indicam caminhos para o desenvolvimento da leitura no Brasil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu “O desenvolvimento da leitura no Brasil”. A audiência pública contou com a participação de representantes dos Ministério da Educação e da Cultura, da Câmara Brasileira do Livro, do Instituto Pró-Livro e da Fundação Itaú Cultural e foi realizada a pedido da deputada Pollyana Gama (PPS-SP).

Os dados apresentados durante a audiência pública mostram que o universo de leitores brasileiros corresponde a 56% da população. A quantidade de livros lidos, ainda que seja apenas um trecho do livro, não chega a 5 por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo IBOPE, em 2015, a pedido do Instituto Pró-Livro.

No mercado editorial de livros, a crise teve como reflexo uma forte queda na quantidade de novas publicações: quase oito mil e quinhentas a menos em 2015 em relação ao ano de 2014, de acordo com levantamentos da Câmara Brasileira do Livro.  

Alguns caminhos foram apontados para o desenvolvimento da leitura no Brasil. Entre eles, a expansão e o fortalecimento das bibliotecas públicas por todo o país, incentivo aos pais para que leiam para seus filhos e trabalhar junto às escolas para que os professores se tornem leitores mais assíduos.

Veja a palestra “O Desenvolvimento da Leitura no Brasil”