Comissão de Educação escolhe nomes para Prêmio Darcy Ribeiro

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, 16, os indicados para receber o Prêmio Darcy Ribeiro - Edição 2014. No ano de 2014, foram agraciados o ex-deputado Carlos Augusto Abicalil, indicado pelo Dep. Ságuas Moraes (PT/MT), a professora Eliza Flora Muniz, indicada pelo Dep. Pedro Fernandes (PTB/MA) e o professor Luis Antônio Marcuschi, indicado pelo Dep. Paulo Rubem Santiago (PDT/PE)
16/07/2014 16h35

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, 16, os indicados para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação - Edição 2014. Os deputados integrantes da Comissão escolheram três entre 30 nomes sugeridos. O Prêmio foi criado pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 30, de 1998, e regulamentado pelo Ato da Mesa 31, de 2000, com o objetivo de reconhecer trabalhos ou ações que sejam merecedoras de destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

No ano de 2014, foram agraciados o ex-deputado Carlos Augusto Abicalil, indicado pelo Dep. Ságuas Moraes (PT/MT), a professora Eliza Flora Muniz, indicada pelo Dep. Pedro Fernandes (PTB/MA)  e o professor Luis Antônio Marcuschi, indicado pelo Dep. Paulo Rubem Santiago (PDT/PE). A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 18 de novembro, na Câmara dos Deputados. Os trabalhos desenvolvidos pelos indicados demonstram um reconhecimento pelos trabalhos prestados na educação brasileira, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os deputados avaliaram critérios como: originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação.

Premiados

Carlos Augusto Abicalil é ex-Deputado Federal, graduado em Filosofia, História e  Sociologia, pós graduado em História Contemporânea e Mestre em Educação – Gestão Políticas pela Universidade de Brasília (UnB). Referência na área educacional e social. Foi representante de base do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso. Membro do Comitê Executivo Mundial da “Internacional da Educação”. Presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado de Mato Grosso. Foi Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2005.

Eliza Flora Muniz, mestra em Ciência da Educação pela Universidade da Madeira em Portugal, também é especialista em Metodologia do Ensino Superior e licenciada em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuou como professora da Educação Básica e, no Ensino Superior, como orientadora do Curso de Especialização em Educação do Campo na modalidade à distância. Coordenou a implantação dos Centros de Capacitação Tecnológica pela Fundação Getúlio Vargas/ISAI. Atualmente é coordenadora adjunta dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec/Brasil e Articuladora Institucional do Plano de Ações Articuladas PAR/Maranhão.

Luis Antônio Marcuschi, doutor em filosofia da linguagem pela Universitat Elangen-Nurnberg e pós-doutor em questões de oralidade e escrita pela Universitat Freiburg. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco desde 1976, passou a ser professor titular em linguística desta universidade em 1992. Tem várias publicações, muitas delas explorando temas pioneiros na área da linguística.