Brinquedotecas em áreas pediátricas nos hospitais

Brinquedotecas foi o assunto debatido em Audiência Pública da Comissão de Educação
04/09/2015 11h30

  No dia 03 de Setembro, realizou-se a audiência pública para debater a Lei nº 11.104/2005, que torna obrigatória a instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento de internação pediátrica. 

  É necessário que o profissional saiba lidar com as diferenças de idade e que não deixe que o brinquedo se torne apenas um material de trabalho, é preciso atenção, pois ali elas já estão em uma condição complicada.

  O tempo de internação não pode ser visto como uma interrupção de vida e sim como uma parte dela e a brinquedoteca auxiliada pelo profissional pode transformar essa realidade, é preciso trabalhar com um conceito de qualidade de vida.

 Dos quase mil hospitais pediátricos existentes no Brasil, apenas 31 possuem brinquedotecas registradas. É necessário uma maior valorização e aperfeiçoamento especializado dos profissionais para que a função da brinquedoteca seja plena. Os profissionais não são apenas brincantes, a função deles é facilitar a adesão do tratamento das crianças com mais calma, poupando a equipe médica e trazendo harmonia entre familiares e médicos.

 Pesquisas comprovam que crianças de 0 a 2 anos internadas acham que foram abandonadas e crianças maiores que 2 anos acham que estão lá por castigo por terem cometido algo de errado, já os adolescentes acham que vão morrer. A criança hospitalizada que tem o auxílio da brinquedoteca tem o índice de recuperação aumentado em 20%. O que geraria uma melhora rápida do paciente e uma maior rotatividade na área pediátrica do hospital, atendendo um maior número crianças.

 

Apresentações

Eliana Tarzia

Maria Célia Malta Campos

Maria de Lourdes Magalhães

Sirlândia Reis de Oliveira Texeira