Audiência Pública discute o Programa "Cidades Aprendizagem"

Requerimento 125/2015 foi debatido pela Comissão de Educação
18/11/2015 19h20

No dia 10 de novembro aconteceu audiência pública para discutir o Programa "Cidades Aprendizagem", com a participação da Organização da Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura  - UNESCO. O debate foi solicitado pelo Deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG) por meio do requerimento 125/2015.

O conceito de Cidades Aprendizagem foi adotado pela UNESCO em 2013, na 1ª Conferência sobre o tema, em Pequim, na China. A ideia é que os municípios orientem suas políticas públicas para promover a educação ao longo da vida, dentro e fora da escola. 

Raúl Valdés, Diretor do Programa de Cidades de Aprendizagem, representando o Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UNESCO/Hamburgo), trouxe dados para comprovar que hoje 54% da população vive nas cidades, e em 2040 esse número chegará a 75%. Segundo ele, esse crescimento da população obriga a uma atenção particular nelas.

O Oficial de Projetos da Organização, Carlos Spezia, ressaltou as características mais importantes do programa Cidades Aprendizagens, e são elas: prover aprendizagem ao longo da vida para todos; transformar os discursos em estratégias concretas; e monitorar e avaliar as ações e compartilhamento de boas práticas com outras Cidades Aprendizagem da rede.

Carlos anunciou, ainda, que qualquer cidade pode participar do programa e obter sucesso, e que a UNESCO se propõe a ajudar a incrementar, e orientar técnicamente, todo município interessado neste. No Brasil, os municípios de Sorocaba e Carapicuíba, ambos em São Paulo, e as cidades de Contagem (MG) e Jaboatão dos Guararapes (PE) estão em processo de adesão ao projeto.

“Nosso país ainda está longe do ideal no acesso ao ensino quando comparado a outras nações. Nós, parlamentares, temos de incentivar os municípios a buscarem esse título da UNESCO” finalizou o Presidente da Comissão de Educação - Deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG).

 

Apresentações

Carlos Spezia

Elias Gomes

Raúl Valdés