APP-Sindicato dos Professores em Educação Pública do Estado do Paraná é a segunda finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

A Comissão está mostrando um pouco de cada um dos 10 finalistas ao prêmio, um por dia, em ordem alfabética
29/07/2015 15h20

app-sindicato

APP-Sindicato dos Professores em Educação Pública do Estado do Paraná é a segunda finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

  A Comissão de Educação está mostrando um pouco de cada instituição ou personalidade indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015, que estão entre os 10 finalistas. O segundo candidato, dentre estes, listados em ordem alfabética, é o APP – Sindicato dos Professores em Educação Pública do Estado do Paraná.

  Esta que foi a primeira organização criada pelos professores do Paraná, em abril de 1947, desempenhou importante função na mobilização, não só dos profissionais do magistério, mas de toda a sociedade paranaense para a melhoria da educação do país.

 A Representação da categoria abrange professores (as), pedagogos (as) e funcionários (as) da pré-escola, ensino fundamental, médio e especial, independente do regime jurídico, das redes públicas estaduais e municipais do Paraná. A APP-Sindicato também representa os professores da rede municipal em municipios onde não houver sindicatos próprios. 

  Os princípios que norteiam sua atuação são: apoio aos povos do mundo inteiro na luta pelo fim da exploração, pela soberania e autodeterminação; participação na luta pela construção de uma sociedade justa e democrática; luta pela manutenção e defesa das instituições democráticas; defesa das liberdades individuais e coletivas, da justiça social e dos direitos fundamentais do ser humano; luta contra qualquer tipo de violência e discriminação étnico-racial, de orientação sexual, de gênero, política, religiosa e cultural; defesa da escola pública gratuita, democrática, laica e de qualidade; garantia da ampla democracia em todas as suas instâncias, cujas decisões são efetivadas através da unidade na ação; garantia da plena liberdade e de expressão às correntes de opinião, dentre outras.

 

Saiba mais sobre a Associação no site: https://www.appsindicato.org.br/