Alfabetização e mudanças no FIES são prioridades do MEC

Mendonça Filho também falou sobre outros programas do ministério da Educação
17/05/2017 15h08

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Alfabetização e mudanças no FIES são prioridades do MEC

Ministro Mendonça Filho na Comissão de Educação

O ministro da Educação Mendonça Filho, afirmou em reunião conjunta da Comissão de Educação e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que um dos principais focos do MEC é investir fortemente na alfabetização. E para sustentar esta opção do ministério, Mendonça Filho mostrou em números o que ele chama de “drama da alfabetização”: em 2014, 56% das crianças brasileiras do terceiro ano do Ensino Fundamental não sabiam ler e nem escrever, segundo dados do INEP.

Os números também mostram que no Ensino Médio, o rendimento dos estudantes está estagnado desde 2005. São avaliações que ajudam a entender porque o Brasil está tão mal posicionado no ranking internacional do Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Entre setenta países, o Brasil ficou em 59º lugar em leitura, 63º em Ciências e em 66º lugar em matemática.

Ao longo de várias horas, o ministro Mendonça Filho falou também sobre PRONATEC, Ciência sem Fronteiras e o FIES que deve passar por modificações capazes de tornar essa modalidade de financiamento estudantil mais sustentável. As mudanças, de acordo com o ministro, serão anunciadas em breve.

Após a apresentação, o ministro respondeu aos questionamentos de deputados das comissões de Educação e de Fiscalização Financeira e Controle.

Veja como foi a vinda do ministro da Educação Mendonça Filho à Comissão de Educação.

Veja a apresentação feita pelo ministro aos deputados.