Educação Midiática (06/11/2018)

09/11/2018 13h50

A Comissão de Educação realizou, na terça-feira, dia 6/11, Audiência Pública em atendimento ao REQ n°458/2018, de autoria da Dep. Prof. Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), para discutir a “Educação Midiática”. O evento aconteceu às 10h, no Plenário 10, do Anexo II da Câmara dos Deputados.

Foram convidados: Karla Skeff , Oficial de projetos do setor de Comunicação e Informação da UNESCO; Claudemir Edson Viana, Professor do curso de licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP; Patrícia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta; e Alice Carraturi, Diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica - SEB/MEC.

Os palestrantes defenderam que se promova a educação midiática nas escolas brasileiras para se formar cidadãos críticos.

A Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), autora do requerimento, ressaltou que os professores precisam de formação para promover a educação midiática.
 “É um tema que a educação brasileira precisa enfrentar e que ainda tem pouco espaço”, disse. A educação midiática já é política pública adotada em alguns países da Europa e em alguns estados nos Estados Unidos.

Durante o evento, educadores, deputados e especialistas em mídia debateram como implantar a educação para as mídias, incluída na Base Nacional Comum Curricular entre as competências básicas que o aluno do ensino fundamental precisa ter.

Confira a matéria completa no portal da Agência Câmara:

https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/565079-DEBATEDORES-DEFENDEM-EDUCACAO-MIDIATICA-NAS-ESCOLAS-PARA-FORMAR-CIDADAOS-CRITICOS.html 

As apresentações no link abaixo:

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/audiencias-publicas-1/06-11-18-audiencia-publica-sobre-educacao-midiatica