Subcomissão de Saneamento fará visita técnica à Embrapa

A comitiva deverá visitar a Embrapa Instrumentação, em São Paulo, no próximo dia 27, com o objetivo de conhecer as Tecnologias Sociais para o Saneamento Básico Rural desenvolvidas pela instituição
17/06/2016 12h18

Uma comitiva da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental –SANEAR, da CDU, farão visita técnica à Embrapa Instrumentação, na cidade de São Carlos/SP, no próximo dia 27. A intenção da visita é conhecer as Tecnologias Sociais para o Saneamento Básico Rural desenvolvidas pela instituição como forma de contribuir para o avanço do saneamento no país com prioridade para a área rural.

Um dos objetivos da SANEAR é oferecer continuidade à execução das “20 Recomendações para a Universalização do Saneamento no Brasil”, trabalho que teve origem na Comissão de Desenvolvimento Urbano em 2015 e que se encontra disponível no Relatório Final da Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água – SubÁGUA.

De acordo com requerimento do deputado João Paulo Papa para a realização da visita, ao tomar conhecimento do trabalho da SubÁGUA e, em particular, da Recomendação relativa ao Saneamento Rural, o Chefe Geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime, emitiu convite endereçado à presidência da Subcomissão para apresentar as pesquisas da instituição em Tecnologias Sociais para o Saneamento Básico Rural, especificamente para o tratamento de resíduos e esgoto doméstico. Segundo Naime, as tecnologias da Fossa Séptica Biodigestora, Jardim Filtrante e Clorador Embrapa “foram um marco referencial no que tange à solução de saneamento, reuso de água e de nutrientes presentes no esgoto tratado na propriedade rural”.

 

Considerando que o Saneamento Básico Rural chega a apenas 40% da população do campo; que a Embrapa pode oferecer importante contribuição para o avanço do saneamento nesta área; e considerando também o objetivo da SANEAR de conferir prioridade ao Saneamento Rural, afirmou Papa quando propôs a visita técnica.

 

Assessoria de Comunicação: Rosa School