Sergipe sedia debate sobre saneamento básico no Nordeste

12/09/2017 14h55

Gabriel Jabur / Agência Brasília

Sergipe sedia debate sobre saneamento básico no Nordeste

Foto ilustrativa

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realiza, nesta sexta-feira (15), o Seminário Regional Nordeste I “Universalização do Saneamento Básico com Controle Social”, na Assembleia Legislativa de Sergipe, em Aracaju, a partir das 9h. A iniciativa é do presidente do colegiado, deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES), e apoiada pelo deputado federal João Daniel (PT-SE), atendendo a um pedido da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e da Frente Nacional de Saneamento Ambiental (FNSA).

Estará em pauta, além do tema do seminário, a preparação para o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), programado para março de 2018, na Universidade de Brasília (UnB). O encontro vai reunir, ainda, lideranças, urbanitários, representantes dos movimentos sindical, popular, deputados federais, estaduais e vereadores, prefeitos e membros dos executivos federal e estaduais, universidades e igrejas. Estarão representados também os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A atividade terá como palestrante Pedro Romildo, secretário de Saneamento da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).

Na avaliação do deputado João Daniel, titular da CDU, a água é um bem público e sua produção e distribuição tem que ter como princípio a universalização e não o lucro. 

“Como uma das etapas da construção do Fórum Alternativo Mundial da Água, esse seminário será uma oportunidade de discutir, junto com trabalhadores do setor e estudiosos do tema, problemas relacionados à água e ao saneamento, como direito fundamental, considerando que o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, bem como a recuperação e proteção das nascentes, das áreas de mananciais, e tantos outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e uso racional da água”, destacou o deputado João Daniel, lembrando que a oferta do saneamento básico universal é o grande responsável pela redução de inúmeras doenças que, infelizmente, ainda atingem especialmente as populações mais pobres. 

Fortalecimento da luta

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgotos de Sergipe (Sindisan), que apoia e está na construção do Fama, Sérgio Passos, o seminário será um importante espaço de fortalecimento da luta pelo direito de acesso universal à água e aos demais serviços de saneamento básico, como aponta resoluções das Nações Unidas. 

“Também fortalecerá a nossa luta contra a privatização do setor de saneamento do país, que vem sendo atacado pelo governo golpista de Temer, que quer obrigar os estados a entregarem de mão beijada as suas empresas públicas ao grande capital nacional e internacional e a multinacionais que estão de olho nas nossas reservas de água potável, as maiores do mundo”, disse. Sérgio acrescentou que será muito importante a participação de todos nesse seminário, já que Sergipe, assim como outros estados do Nordeste, convive com a escassez hídrica. “E defender as empresas públicas de saneamento é defender o direito fundamental de acesso à água e ao esgotamento sanitário para todos, como fontes de saúde e de vida”, apontou Sérgio Passos.

Com informações da Assessoria do deputado João Daniel e do Sindisan