Proposta de privatização da Eletrobrás será debatida nesta quinta (31)

29/08/2017 13h35

Divulgação

Proposta de privatização da Eletrobrás será debatida nesta quinta (31)

A “Reorganização do Setor Elétrico e as suas Consequências” será tema de audiência pública nesta quinta-feira (31-08), no plenário 8 da Câmara dos Deputados, a partir das 9h. A audiência será realizada conjuntamente pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU), Meio Ambiente e Legislação Participativa da Casa. A iniciativa é dos deputados Givaldo Vieira (PT-ES), presidente da CDU; João Daniel (PT-SE); Nilto Tatto (PT-SP); Patrus Ananias (PT-MG) e Erika Kokay (PT-DF).

Os parlamentares citam com preocupação o anúncio, pelo governo federal, da venda de ativos da Eletrobrás. Tal medida, segundo eles, poderá trazer grandes prejuízos para a população e para o País. “No Brasil, país de dimensões continentais, os desafios são imensos, e cada vez mais o setor [energético] tem um papel estratégico para o crescimento e a sustentabilidade econômica”, afirmam, no requerimento que propôs a iniciativa.

 “Vamos estimular a mobilização em defesa da forte presença do Estado no setor elétrico, condição necessária para que o Brasil prossiga na universalização do fornecimento de energia”, assegura o presidente da CDU.

Os deputados afirmam, ainda, que a tendência, com a privatização da Eletrobrás, “é de que o preço da energia para os pequenos consumidores dispare, além da possível redução ou extinção das tarifas sociais e de programas de universalização do fornecimento de energia, o que compromete o fornecimento”.

Foram convidados para o debate:

- o vice-presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Nailor Gato;

- o representante do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), Roberto Araújo;

- o representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Gustavo Teixeira;

- o representante da plataforma Operária Camponesa para Energia, Gilberto Cervinski;

- representante do Instituto Sócio Ambiental (ISA);

- o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul Ronaldo Custódio.

A audiência pública interativa será transmitida ao vivo pelo portal E-Democracia.

Envie perguntas, dúvidas e sugestões no link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/383