Presidente da CDU busca parceria com UnB para seminário de desenvolvimento urbano

09/08/2017 17h40

Rhayan Esteves / CDU

Presidente da CDU busca parceria com UnB para seminário de desenvolvimento urbano

Para estreitar a relação institucional da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) com a Universidade de Brasília (UnB), o presidente do colegiado, deputado Givaldo Vieira (PT-ES) fez uma reunião de trabalho, nesta quarta-feira (09), com professores e pesquisadores da instituição, na sala da reitoria. Dentre as pautas debatidas, estão a implementação do Estatuto da Metrópole, o Plano Nacional de Ordenamento Territorial, além da Lei de Parcelamento do Solo e políticas de mobilidade para pessoas surdas e mecanismos de carona solidária.

Segundo Givaldo Vieira, a integração da CDU com a UnB é fundamental para agregar conteúdo à atuação do colegiado e para contribuir com a formulação de leis que possam, de fato, fazer diferença na vida das pessoas nas cidades. “Temos pré-definidas audiências públicas, fóruns, seminários sobre temas da agenda urbana, como a crise hídrica, mobilidade ativa e regularização fundiária, e contamos com a universidade para construirmos juntos soluções aos desafios impostos às gestões dos municípios”, afirmou o parlamentar, durante apresentação das principais iniciativas da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

O presidente da CDU também adiantou que pretende realizar no final do ano um seminário internacional para discutir assuntos relacionados às cidades. A proposta foi bem recebida pelos acadêmicos, e ficou definido que a UnB irá cooperar na organização do evento. Para isso, serão realizadas novas reuniões de trabalho. Paulo Cesar Marques, chefe de gabinete da reitoria da universidade, destacou a disponibilidade e intenção da UnB e seu corpo docente em trabalhar junto à comissão na construção de debates produtivos, como o seminário, a partir do conhecimento dos professores e alunos dos cursos das áreas ligadas à arquitetura, engenharia, tecnologia e urbanismo.

Participaram, ainda, os professores Pastor Taco, Cristina Brandão, Leonardo Lazarte, Benny Schvarsberg e Neio Campos; além dos pesquisadores Marcio Batista e Adriana Modesto.

Saneamento básico

O Fórum Alternativo Mundial da Água, o FAMA, que será realizado em março de 2018 na UnB, é uma das iniciativas que têm o apoio institucional da CDU. O evento terá o objetivo de debater a universalização do saneamento básico com a garantia de que os serviços sejam públicos. Semanalmente, um grupo de trabalho que conta com um representante da comissão se reúne para garantir a organização do fórum.

Na perspectiva de debater a universalização do saneamento básico no Brasil, a CDU realizará, a começar por Belém (PA) no próximo dia 18, seminários nos estados e uma audiência pública em Brasília.