Minha Casa Minha Vida pode ter unidades em municípios com até 50 mil habitantes

O Ministério das Cidades não descarta voltar a abrir as ofertas públicas do Programa Minha Casa Minha Vida para cidades com até 50 mil habitantes. Essa foi uma das informações prestadas pelo governo na audiência pública de hoje realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano que avaliou o programa.
02/04/2014 19h25

Divulgação/PR - Ricardo Stuckert

Minha Casa Minha Vida pode ter unidades em municípios com até 50 mil habitantes
 

A diretora de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, disse que atualmente ainda há habitacões em construção das duas primeiras ofertas, e por isso o ministério não fará uma terceira etapa agora para completar as 220 mil unidades previstas inicialmente.

"São 60 mil da primeira oferta, e 90 mil da segunda, mas ainda temos 97 mil em construção. Temos praticamente uma oferta em construção, juntando o que ainda está sendo feito, e depois de uma avaliação achamos que o programa precisa de revisões, mas ele foi um sucesso e deve continuar"

Originalmente o Programa Minha Casa Minha Vida não incluía cidades com menos de 50 mil habitantes, era direcionado apenas para grandes centros e suas periferias. Foi na Câmara que os deputados negociaram a inclusão desses municípios, num modelo que incluiu pequenas construtoras e pequenos bancos regionais.

O deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), que propôs o debate, lembrou o papel da Câmara e disse que vai trabalhar para que o assunto não seja esquecido.

"Realmente, com tantas obras em andamento é possível adiar, mas o programa foi um sucesso, apesar de algumas críticas pontuais que devem ser corrigidas",

Representantes de municípios, estados, entidades de crédito, e do ministério do Planejamento estiveram presentes, e todos elogiaram o programa, apelidado de sub-50.

Da Rádio Câmara de Brasília, Marcello Larcher