Vice-presidente da CDU participa de seminário internacional sobre saneamento em São Paulo

23/09/2016 14h55

Assessoria de Imprensa do Deputado João Paulo Papa

Vice-presidente da CDU participa de seminário internacional sobre saneamento em São Paulo

Deputado Federal João Paulo Papa (PSDB/SP) fala durante o evento

Após a aprovação do requerimento 120/2016, que autorizava a participação da CDU no Seminário Internacional sobre Saneamento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico + Perdas de Água 2016, o deputado João Paulo Papa (PSDB-SP), autor do requerimento e presidente da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental (SANEAR), representou o Colegiado no evento, nesta última quinta-feira (22). 

Realizado em São Paulo, estiveram presentes o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Alceu Segamarchi; o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, Jerson Kelman e a secretária-adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto. A iniciativa do seminário foi do Instituto Trata Brasil e da Fundação Getúlio Vargas.

Também participaram prefeitos, secretários de Meio Ambiente, CEOs de empresas públicas e privadas e diretores de agências reguladoras que têm casos exitosos em abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos e sucesso na redução das perdas de água no sistema de distribuição.

“O seminário propiciou a apresentação e o debate de experiências exitosas em saneamento básico no Brasil e de soluções para o enfrentamento das perdas de água nos sistemas de abastecimento no Brasil e no mundo. Foi um debate muito rico e agregador, que colheu ótimas contribuições para elaboração de proposições legislativas, em que visem a universalização do saneamento básico no País” disse o deputado Papa.

Perdas de água

Outro ponto de destaque foi a palestra com o norte americano Kenneth Thompsen, especialista em perdas de água e membro da consultoria norte-americana CH2M.

Thompsen abordou casos sobre as perdas de água nos Estados Unidos, Austrália, Índia e outros países com situações similares à que o Brasil enfrenta. Já a Rede Brasileira do Pacto Global, ligada às Nações Unidas (ONU), apresentou o Movimento pela Redução das Perdas de Água.

Para o deputado, os debates foram importantes para mostrar alternativas aos gestores públicos. E os números evidenciam isso. “Atualmente, no nosso País, mais de 35 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água tratada. Metade de nossa população não dispõe de coleta de esgotos. E, de todo o esgoto que é coletado no Brasil, apenas 40% passa por tratamento”, lembrou Papa.

Ronie Lobato
Assessoria de Imprensa CDU