Comissão de Desenvolvimento Urbano define agraciados ao 2º Prêmio Lucio Costa

05/10/2016 17h10

Ronie Lobato/CDU

Comissão de Desenvolvimento Urbano define agraciados ao 2º Prêmio Lucio Costa

Deputado Jaime Martins (PSD/MG) preside reunião que escolheu os indicados à 2ª edição do Prêmio Lúcio Costa.

Parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados escolheram, na manhã desta quarta-feira (5), cinco agraciados ao Prêmio Lucio Costa Mobilidade, Saneamento e Habitação. 

Os agraciados da 2ª Edição do Prêmio Lucio Costa são:

Categoria Personalidade:

Márcio Lacerda: Prefeito de Belo Horizonte. Indicado pelo Deputado Jaime Martins (PSD/MG);

* Jorge Hereda: Executivo brasileiro, ex-presidente da Caixa Econômica Federal; Indicado pela Deputada Moema Gramacho (PT/BA);

Léo Heller: Professor titular da UFMG e relator especial do direito humano à água e ao esgotamento sanitário da ONU. Indicado pela Deputada Dâmina Pereira (PSL/MG).

Categoria Entidade:

* Caixa Econômica Federal. Indicado pelo Deputado Júlio Lopes (PP/RJ).

Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano - CDHU do Governo do Estado de São Paulo. Indicada pelo Deputado Sílvio Torres (PSDB/SP);

Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar). Indicada pelos Deputados Toninho Wandscheer (PROS/PR) e deputado Leopoldo Meyer (PSB/PR);

 

Entrega do Prêmio

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá durante o I Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano, no dia 30 de novembro, às 18 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Instituído pela Câmara dos Deputados, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano, pela Resolução 8/2015 de 1º de junho de 2015, o Prêmio Lucio Costa é uma das mais importantes honrarias do parlamento e é conferido anualmente pela Câmara dos Deputados.

 

Seminário Internacional

Com o tema “Desafios e soluções para a gestão do desenvolvimento urbano”, a 1ª edição do Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano abordará temas de interesse para o avanço sustentável e ordenado dos centros urbanos, a partir de três painéis de discussão: Saneamento Ambiental, Gestão Metropolitana e Mobilidade Urbana.

Segundo o Deputado Jaime Martins (PSD/MG), o propósito de cada painel será expor experiências, difundir novas tecnologias e fomentar novos paradigmas de gestão que auxiliem os participantes na tomada de decisão.

“O Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano é um grande passo na construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social. O evento garantirá espaços de discussão e de interação que são cruciais para a melhoria da gestão das nossas cidades” disse.  

O evento reunirá palestrantes internacionais, gestores públicos das três esferas dos entes federados e representantes da comunidade técnico-científica, que discutirão experiências e propostas de soluções para os problemas urbanísticos.

As conclusões decorrentes do evento poderão orientar as diretrizes, proposições legislativas, políticas para investimentos em obras e indicação de melhoria na mobilidade, saneamento e habitação.