CDU realiza Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano nesta quarta (30)

As inscrições são gratuitas e devem feitas pelo portal oficial do evento, onde já se encontra a programação. Participe! http://www.seminariocdu.com/
28/11/2016 10h30

Divulgação/CDU

CDU realiza Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano nesta quarta (30)

O desenvolvimento urbano, seus impactos e desafios serão debatidos em um Seminário Internacional na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30). Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, o seminário internacional sobre o tema deve abordar questões como a gestão de saneamento ambiental, o manejo de resíduos sólidos, o abastecimento de água, a habitação e a mobilidade urbana.

Autor do pedido para a realização do evento e presidente da CDU, o deputado Jaime Martins, do PSD de Minas Gerais, destaca a importância do tema.

"Acho que será um debate que vai mobilizar sobre um tema que é eminentemente atual, que é a vida nas grandes cidades. Vamos tratar de saneamento básico, de mobilidade urbana e tratar também da governança das regiões metropolitanas", diz.

Para Martins, a universalização dos serviços de saneamento básico e o seu financiamento são os grandes desafios. "Acho que o seminário vai tentar responder essa lacuna de como levar o saneamento básico, a universalização para todos os brasileiros. Uma questão que é fundamental são as fontes de financiamento. Estamos conversando, sabemos das dificuldades do momento com recursos do orçamento fiscal. Mas, estamos buscando recursos de financiamento. Estará conosco neste seminário o BNDES, que é um dos possíveis financiadores, o Banco Interamericano e o Banco Mundial. Vamos discutir também as parcerias com a iniciativa privada", disse.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, também é convidado do Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano na Câmara. Araújo vai falar de mobilidade urbana, um dos problemas que levou milhares de brasileiros às ruas em julho de 2013.

Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

Ao final do seminário, serão premiadas pessoas físicas e jurídicas que se destacam na construção de soluções para mobilidade, saneamento e habitação no país. O Prêmio é concedido, anualmente, pela Câmara dos Deputados, a três entidades e personalidades que vêm desenvolvendo trabalhos de alto nível para melhoramento da vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

As indicações foram realizadas pelos deputados membros do Colegiado (titulares e suplentes), perfazendo um total de 16 indicações realizadas. A Reunião de escolha dos agraciados, realizada no dia 05 de outubro de 2016, definiu os seguintes agraciados da 2ª Edição do Prêmio:

Categoria Personalidade:

* Márcio Lacerda: Prefeito de Belo Horizonte. Indicado pelo Deputado Jaime Martins (PSD/MG);

* Léo Heller: Professor titular da UFMG e relator especial do direito humano à água e ao esgotamento sanitário da ONU. Indicado pela Deputada Dâmina Pereira (PSL/MG).

* Jorge Hereda: Executivo brasileiro, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Indicado pela Deputada Moema Gramacho (PT/BA).

Categoria Entidade:

* Caixa Econômica Federal. Indicado pelo Deputado Júlio Lopes (PP/RJ).

* Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano - CDHU do Governo do Estado de São Paulo. Indicada pelo Deputado Sílvio Torres (PSDB/SP);

* Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar). Indicada pelos Deputados Toninho Wandscheer (PROS/PR) e deputado Leopoldo Meyer (PSB/PR).