Comissão participa de audiência pública sobre direito das mulheres à cidade

Objetivo é ampliar o diálogo e contribuir na construção da igualdade
11/06/2018 14h40

Lula Marques

Comissão participa de audiência pública sobre direito das mulheres à cidade

Presidenta da CDU, Margarida Salomão (PT/MG) e Presidenta da CMulher, Ana Perugini (PT/SP)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) estará presente, nesta quinta-feira (14/6), às 9h30, na Audiência Pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher), à convite desta, sobre direito das mulheres à cidade. O requerimento é de autoria das Deputadas Margarida Salomão (PT/MG), Presidenta da CDU, e Ana Perugini (PT/SP), Presidenta da CMulher.

Segundo as parlamentares, não raro os centros urbanos são palco de segregação, em especial contra as mulheres. Essa conduta é visível não somente no transporte público, bem como em pequenas tarefas do cotidiano feminino. A audiência pública será uma forma de criar um diálogo aberto na sociedade sobre essas questões, gerando sugestões que possam subsidiar  mudanças legislativas.

A audiência abordará temas como: o espaço das mulheres na cidade; a participação feminina na gestão do espaço público; como a cidade interfere na reprodução das desigualdades de gênero, e como contribuir na construção da igualdade, na qualificação da democracia e na realização da justiça social.

Foram convidadas para a audiência: Laryssa Sampaio, organizadora dos atos “Eu não mereço ser encoxada” e “Nenhuma mulher merece ser estuprada”; Claudia Bonalume, representante do Direito das Mulheres ao Lazer (URGS);  Deputada Federal Luizianne Lins (PT/CE), ex-Prefeita de Fortaleza; Sarah de Roure, representante da Marcha Mundial das Mulheres; Joice Berth, arquiteta e urbanista que pesquisa direito à cidade; Terezinha de Oliveira Gonzaga, arquiteta e urbanista; e Paula Santoro, professora da Universidade de São Paulo (USP).

Rafaela Garcêz
Estagiária de Comunicação