CDU externa pesar pelo falecimento de Miguel Lobato, uma das lideranças na luta pela reforma urbana

Miguelzinho era Coordenador Movimento Nacional de Luta por Moradia
20/08/2018 12h37

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) vem externar seu pesar e solidariedade, à familiares e amigos, pelo falecimento de Miguel Lobato Coordenador do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM). Miguelzinho, como era mais conhecido, passou mal na madrugada deste domingo (19/8) e foi levado à UPA de Icoaraci (PA), onde veio a óbito após uma parada cardíaca.

Parceiro histórico na luta por habitação, saúde, controle social e participação popular, Miguelzinho sempre atuou na organização e nos debates promovidos por governos e movimentos sociais sobre esses e outros temas da reforma urbana. Também participou ativamente como membro da primeira formação do Conselho Nacional das Cidades e de diversos outros conselhos, fóruns e movimentos populares no Pará e no Brasil. Este ano também esteve, juntamente com outros movimentos de moradia, nos debates promovidos pela CDU com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

No Pará, foi um dos fundadores da Comissão de Bairros de Belém (CBB), entidade que, entre outras lutas, ajudou a organizar os moradores de bairros periféricos que sofriam com os problemas causados pela falta de saneamento e enchentes em Belém.

Na manhã deste domingo (19/8), a União Nacional de Moradia Popular (UNMP) emitiu a nota de falecimento de Miguel Lobato. Leia abaixo:

"Nota de Falecimento:
A União Nacional por Moradia Popular, vem com muito pesar comunicar o falecimento, no Pará, do companheiro Miguel Lobato, Coordenador do MNLM - Movimento Nacional de Luta por Moradia, um dos 7 movimentos nacionais por moradia, e parceiro histórico da União Nacional.
Lutador incansável, Miguelzinho vai fazer muita falta”.