Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Presidente

           A presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Margarida Salomão, é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1968, graduou-se em letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, logo após, tornou-se mestre em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em linguística pela Universidade de Berkeley (EUA) e pós doutora pela Universidade da Califórnia. Margarida foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por dois mandatos consecutivos. Eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a Parlamentar está em seu segundo mandato.

           Margarida foi a primeira mulher de Juiz de Fora eleita Deputada Federal e sempre se preocupou com questões sociais relacionadas às minorias. Possui forte presença nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento sustentável, além disso, procura sempre estabelecer alianças com as lideranças sindicais de Juiz de Fora.

            Em sua trajetória política, foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em sua cidade natal em 1980 e, entre 1983 e 1988, atuou como Secretária Municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora. A Parlamentar também foi Dirigente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). 

             Na Câmara, atualmente, é vice-líder do PT, presidenta da Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais e integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras. Também integra a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; a Comissão de Cultura e tem participado de diversas comissões especiais