Seminário Internacional Operação Condor será transmitido em tempo real pela Internet

03/07/2012 18h30

Seminário internacional Operação Condor

será transmitido em tempo real pela Internet

 

Jornalistas poderão fazer perguntas via chat a palestrantes do evento organizado pelas

Comissões de Direitos Humanos e da Verdade, que acontecerá entre 4 e 5 de julho

 

O Seminário internacional Operação Condor, que acontecerá quarta e quinta-feira na Câmara dos Deputados, poderá ser acompanhado via Internet. Jornalistas que queiram enviar perguntas aos palestrantes (pesquisadores, juristas, parlamentares, profissionais da mídia provenientes da Argentina, Chile, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai)  poderão enviá-las via chat.

 

O acesso à transmissão via web estará disponível no link https://edemocracia.camara.gov.br/web/memoria-e-verdade/bate-papo . Em seguida, o interessado deverá optar por “Seminário Internacional Operação Condor - 04 e 05 julho - 9h às 18h30”. Isso permitirá assistir à transmissão do evento nos dois dias e, desde que seja feito um cadastro prévio, enviar de perguntas.

 

O encontro, uma iniciativa das comissões da Memória, Verdade e Justiça (CMVJ) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), busca trazer ao Brasil mais detalhes sobre a ação conjunta organizada pelas ditaduras militares na América do Sul entre as décadas 60 e 80. A operação Condor –que no Brasil recebeu o nome de Carcará– teve por meta eliminar todos os opositores àqueles regimes, então apoiados por Washington. Isso levou a assassinatos e prisões ilegais de militantes de organizações de esquerda e de simpatizantes desses grupos.

 

Confirmaram participação no encontro o ex militante contra a ditadura no Uruguai e atual deputado pelo partido Victoria del Pueblo (PVP), Luiz Puig Cardozo; o juiz federal argentino e autor de várias obras sobre a Operação Condor, Daniel Rafecas; o médico e militante pelos direitos humanos no Paraguai, Alfredo Boccia Paz; a professora e pesquisadora da universidade de Long Island (Nova York, EUA), J. Patrice McSherry, autora de vários livros sobre as ditadoras militares na América do Sul; a jornalista chilena Mónica González, fundadora e diretora da fundação Centro de Investigación Periodística; e o ativista brasileiro pela defesa dos direitos humanos no Cone Sul, Jair Krischke.

 

O QUE: transmissão pela web do seminário internacional Operação Condor;

QUANDO: 4 e 5 de julho, 9.00 às 18.00, auditório Nereu Ramos, anexo 2 – Câmara dos Deputados;

ONDE: https://edemocracia.camara.gov.br/web/memoria-e-verdade/bate-papo

CONTATO: Assessor de Comunicação da CDHM – Manuel Martínez (61 – 8212 8462).

Seminario sobre Plan Cóndor en Brasilia - Radiodifusión Nacional Sodre - Uruguay

https://www.sodre.gub.uy/Sodre/tabid/64/Default.aspx?idNoticia=23027

https://www.sodre.gub.uy/Sodre/Portals/0/Radiodifusion/Uruguay/Audios9/10a12_120703_erundina_luiza.mp3  (áudio)