Presidente da CDHM recebe deputados tibetanos

Para intensificar o intercâmbio parlamentar e ampliar o conhecimento e as relações institucionais entre a China e o Brasil, uma delegação sino-tibetana esteve nesta terça-feira (14 de abril) na Câmara dos Deputados, onde foi recebida pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
14/04/2015 18h05

Gabriela Korossy

Presidente da CDHM recebe deputados tibetanos

Deputado Paulo Pimenta recebe deputados tibetanos em visita à Câmara

Atuando como porta voz dos parlamentares do Tibete, hoje uma região autônoma da República Popular da China, que anexou o território em 1950, o deputado Xinza Danzenquzha  destacou que as minorias étnicas são respeitadas por meio da representação política.

Citou sua própria etnia, que possui 700 membros e, mesmo tão pequena, tem garantida representação política na assembleia.  Ele é vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular da Região Autônoma do Xizang.

O parlamentar tibetano disse também  que, em sua região, existe respeito à diversidade religiosa. Ele informou a existência no local, de muçulmanos e hinduístas que, minoritários, praticam suas crenças em templos de suas religiões. A religião predominante no Tibete é o budismo tibetano.

Xinza destacou que, nos últimos 30 anos, o Tibete passa por forte ascensão econômica. O PIB local passou de US$ 30 milhões, em 1951, para US$ 15 bilhões, em 2014.

O presidente da CDHM, deputado Paulo Pimenta, destacou o acolhimento de muitos imigrantes chineses no Brasil e a importância da contribuição do povo chinês para a miscigenação de culturas no país.