Nota de pesar pelo falecimento da ex-ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros

12/07/2016 12h40

Manifestamos nosso pesar pelo falecimento da ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, na manhã desta terça-feira. À família e às muitas amigas e amigos, companheiras e companheiros de militância, o nosso abraço de conforto e solidariedade neste momento de perda.

Luiza Bairros construiu uma história de militância negra e feminista na Bahia, estado onde tornou-se secretária de Promoção da Igualdade, antes de assumir o comando do Ministério da Promoção da Igualdade Racial no primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff.

Gaúcha de nascimento e baiana por adoção, Luiza Bairros passa à história como uma importante porta-voz do movimento negro. Inteligente, bem-humorada e eloquente, militou em muitos espaços, inclusive no meio acadêmico e nos movimentos de direitos humanos. Era pós-graduada em Sociologia e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem vários livros publicados sobre as lutas de negros e negras e das mulheres.

Deputado Padre João

Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados