Ministro da Justiça atende CDHM e autoriza Força Nacional no MS

O presidente da CDHM, Deputado Paulo Pimenta, está em missão oficial ao local de conflito entre indígenas e ruralistas
26/06/2015 18h01

Depois de verificar a gravidade da situação in loco, Pimenta intermediou junto ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a presença da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no município de Amambai, onde estão os Guarani e Kaiowá, do tekohá Guaiviry. Ainda na noite de quinta-feira (25), o ministro da Justiça comunicou ao deputado que havia determinado o deslocamento de membros da Força Nacional para as áreas de conflito.

Agora pela manhã, equipes de segurança pública estaduais e federais, convocada pelo comandante da missão da Força Nacional, o Tenente-Coronel Alexsandro, da Polícia Militar do Estado, participam de uma reunião para definir a estratégia de atuação. Nesta madrugada, houve relatos de que fazendeiros fizeram novos ataques, com disparos para o alto, em mais uma tentativa de intimidar os Guarani e Kaiowá.

Dois indígenas Guarani e Kaiowá são encontrados; uma criança ainda permanece desaparecida após ataques de ruralistas no Mato Grosso do Sul

Paulo Pimenta (PT-RS), confirmou junto à Funai do Mato Grosso do Sul que dois indígenas - uma mulher e uma criança de 11 anos - do tekohá Kurusu Ambá, no município de Coronel Sapucaia, foram localizados e juntaram-se aos demais indígenas hoje (26) pela manhã. Elas haviam desaparecido no início da semana, quando ruralistas promoveram ataques contra os Guarani e Kaiowá da região. Outra criança indígena de 10 anos permanece desaparecida. A Funai informou que vai realizar durante o dia de hoje uma operação especial de busca na tentativa de encontrá-la.