CDHM aprova Convenção e debate projetos sobre direitos de minorias

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), presidida pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), aprovou hoje (23/05) a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, aprovada pela Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, validando o parecer apresentado pelo deputado Paulão (PT-AL). O texto é um importante marco de adoção de políticas de combate aos atos de ódio e intolerância. O projeto seque para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
23/05/2018 21h40

Além disso a CDHM iniciou a deliberação de dois projetos de lei.

 

O primeiro deles foi o PL 304/2015, de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que institui nos currículos escolares do ensino fundamental disciplinas de conhecimento sobre a língua, usos, costumes e a cultura dos povos e comunidades tradicionais e minorias éticas formadores dos povos brasileiros. A proposta teve pedido de vista do deputado Capitão Augusto (PR-SP).

 

O segundo foi o PL 5434/2016, de autoria do Orlando Silva, relatado por Érika Kokay (PT-DF), que propõe incluir a homenagem a personalidades femininas e negras nas cédulas de moeda-papel e nas moedas metálicas. O projeto também foi objeto de obstrução liderada por Capitão Augusto.

 

O tema de discordância do parlamentar é a inclusão da palavra “gênero” que consta nos Projetos de Lei, que deturparia os sexos naturais.

 

Foram aprovados 28 requerimentos para realização de audiências públicas, seminários e diligências.

 

Assista à integra da reunião aqui.