Dia Internacional pela a Eliminação da Discriminação Racial

Hoje é o Dia Internacional pela a Eliminação da Discriminação Racial. Destacam-se hoje no campo dos direitos humanos dois temas decorrentes do racismo: o genocídio da juventude negra e as violações de direitos das mulheres negras.
21/03/2016 17h21

Tarsila do Amaral

Dia Internacional pela a Eliminação da Discriminação Racial

"Operários"

Cerca de 70% dos jovens assassinados são negros. A CPI da violência contra jovens negros e pobres reconheceu o racismo como uma das causas dessa gravíssima patologia, e apresentou diversas propostas de aprimoramento legislativo visando a sanar esse problema. As propostas ainda estão tramitando.
Outra alteração normativa necessária veio do Poder Executivo. Trata-se do fim dos autos de resistência. Agora, toda morte decorrente de ação policial deve ser obrigatoriamente investigada. É um avanço para coibir os homicídios, que vitimavam também principalmente jovens negros de periferia.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias apoiou a Marcha das Mulheres Negras, realizada no dia 18 de novembro, e sua pauta de direitos humanos e implementação de políticas públicas. A Marcha reuniu 15 mil mulheres em luta conta as desigualdades, o racismo, o machismo e o modo perverso como a violência se manifesta, evidenciados, por exemplo, no índice de feminicídios que atinge esse grupo.
A Marcha surgiu para denunciar a convergência de dificuldades entre ser mulher e ser negra. Seu protagonismo é considerado fundamental à democracia brasileira não só por visibilizar essa condição, mas principalmente por ser demonstrativo da resistência e da força dessas mulheres que lutam por reconhecimento, participação e pela realização de outras pautas de sua agenda política.