Com acompanhamento da CDHM, vereador Cachorro tem seus direitos políticos garantidos

O militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Claudelei Torrente Lima, conhecido como Cachorro, teve seus direitos políticos garantidos pela Justiça e foi empossado vereador após ter sido eleito com o maior número de votos no município de Quedas do Iguaçu, no Paraná.
18/01/2017 15h53

Cachorro foi um dos militantes do MST detidos em operação da Polícia Federal em novembro de 2016. Na ocasião, a CDHM realizou uma diligência ao Paraná e observou uma tentativa de criminalização dos movimentos sociais que lutam pelo direito à terra, assim como acompanhou a luta dos atingidos por barragens.

Uma das iniciativas da CDHM após a diligência foi oficiar a juíza responsável pelo caso reiterando que uma pessoa presa preventivamente, ainda sem condenação definitiva, não pode ter seus direitos políticos cassados. Com base nesse argumento, Cachorro teve a posse autorizada, apesar de seguir detido e, portanto, licenciado da Câmara Municipal da cidade. Seu mandato está assegurado enquanto não houver uma sentença final.

A CDHM continua acompanhando os desdobramentos do caso, inclusive no que se refere aos demais detidos, além de monitorar a garantia do direito à manifestação e organização previsto na Constituição.