CDHM vai a Alagoas debater situação da população de rua, violência contra LGBTs e doenças raras

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), presidida pelo deputado Paulão (PT-AL), promoverá missão oficial ao estado de Alagoas nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro (quinta e sexta-feira) para a agenda “Direitos Humanos para Todos”, que debaterá situações onde o colegiado parlamentar recebeu denúncias ao longo de 2017 sobre violações de Direitos Humanos contra alagoanos.
28/11/2017 14h36

No foco da Comissão, estarão três temas: a garantia de direitos das pessoas com doenças raras, o enfrentamento da violência contra LGBTs e escuta de representantes da população em situação de rua no Estado.

 

Doenças Raras

 

A primeira agenda prevista será um marco para a história tanto da Comissão de Direitos Humanos e Minorias como para o Congresso Nacional.  Será a primeira vez que um parlamentar conduzirá parte do debate dentro da casa de um palestrante, no caso em questão, o Dr. Hemerson Casado, uma das maiores referências em cirurgia cardiovascular do país e que em 2012 foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Devido sintomas da doença, que dificultam a locomoção e impedem a fala de Hemerson, o deputado Paulão e assessores técnicos da Comissão irão até sua residência realizar um bate-papo sobre violações de Direitos Humanos de pessoas com doenças raras.

 

Participam como convidados o Dr. Fernando Tenório Gameleira, médico neurologista do Hospital Universitário (UFAL); da Maternidade Santa Mônica (UNCISAL) e Vice-presidente d do Sindicato dos Médicos de Alagoas e o Dr. Fabrício Leão Souto, Defensor Público do Núcleo da Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado de Alagoas.

O evento será transmitido pelo Facebook da CDHM, no endereço www.facebook.com/cdhmcamara, a partir das 14 horas da quinta-feira (30.11).

 

Violência contra LGBTs

 

A audiência pública para debater medidas de prevenção e combate às mortes de LGBTs atende requerimento aprovado por unanimidade no âmbito da Comissão. Alagoas está entre os seis estados com mais mortes de LGBTs. Portanto, será uma iniciativa importante reunindo ativistas, vítimas de violência, integrantes de coletivos e movimentos sociais e representantes de órgãos governamentais para aprofundar medidas e apresentar denúncias. O evento será no Palácio do Governo do Estado de Alagoas, na sexta-feira (01.12), a partir de 9h30.

 

População de Rua

 

Denúncias recebidas pela Comissão dão conta que aumentam os crimes contra a população de rua em Alagoas. Como historicamente este grupo social é rejeitado pelas estruturas políticas tradicionais, que não cedem espaço para que essas pessoas se manifestem, a CDHM rompe com o silêncio em torno do tema e fará a escuta de denúncias para apuração pelo colegiado. O evento ocorre no auditório da antiga sede da OAB de Alagoas, na Praça do Montepio, s/n, centro de Maceió, às 15h30 da sexta-feira (01/12).