Audiência conjunta entre CDHM e CMADS lança livro e debate projetos hidrelétricos na região do Rio Tapajós

As comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) promoveram em audiência pública o lançamento do livro "Ocekadi: Hidrelétricas, Conflitos Socioambientais e Resistência na Bacia dos Tapajós".
15/09/2016 17h19

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados

Audiência conjunta entre CDHM e CMADS lança livro e debate projetos hidrelétricos na região do Rio Tapajós

O evento reuniu comunidades, pesquisadores e movimentos para avaliar os impactos socioambientais dos processos de licenciamentos de projetos de hidrelétricas na região da Bacia dos Tapajós. Organizada a partir de requerimento de autoria do 2º vice-presidente da CDHM, deputado Nilto Tatto (PT-SP), a audiência foi uma oportunidade de mostrar a aliança entre o grande capital e o Estado para implantação de projetos que muitas vezes desconsideram a realidade local.

 

“A audiência mostrou o grau de organização e mobilização das comunidades para fazer o enfrentamento e a defesa de seus direitos. Significou também a possibilidade de um debate de projetos de lei em tramitação na Câmara que aprimoram o processo de licenciamento e fazem frente à bancada ruralista, que associadas aos setores que deram o golpe no Brasil, patrocinam o retrocesso em pautas ambientais”, disse Nilto Tatto.