16 Dias de Ativismo: Uma mobilização mundial pelo fim da violência de gênero

A campanha contra todas as formas de agressão a mulheres e meninas ocorre simultaneamente em 160 países.
24/11/2015 11h57

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, realizada por diversos atores da sociedade civil e poder público. Desde sua primeira edição, em 1991, tem início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para também destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Além dos movimentos de mulheres, a Campanha recebe adesões institucionais, como da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, da Procuradoria da Mulher no Senado, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, dos Juizados e Núcleos do Ministério Público e da Defensoria especializados na aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, entre outros.

A Campanha Foi iniciada durante o primeiro encontro do Women's Global Leadership Institute em 1991, que se realizou no Center for Women's Global Leadership (CWGL) na Universidade Rutgers.