Veiculação de propaganda sobre produtos infantis será tema de audiência pública na CDEIC

A proibição de veiculação de propaganda direcionada ao público infantil nos canais de televisão aberta e por assinatura, no período das 7h às 22h, é matéria do Projeto de Lei nº 702/2011, de autoria do Deputado Marcelo Matos, que será debatida pela Comissão. A restrição de horário é defendida pelo autor em razão do enfoque dado por agências de publicidade para o público infantil, que exerce grande influência sobre as decisões de consumo das famílias brasileiras. Essa realidade, para o Deputado, cria uma relação de coação moral entre filhos e pais, que se veem pressionados a comprar produtos considerados desnecessários e a permitir o consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura, que contribuem para a elevação dos índices de obesidade precoce no Brasil.
29/06/2015 15h55

Veiculação de propaganda sobre produtos infantis será tema de audiência pública na CDEIC

Audiência pública debate publicidade para crianças e adolescentes

Alguns países adotaram medidas restritivas de veiculação de publicidade para crianças e adolescentes, para reduzir essa influência. Na Suécia, a legislação proíbe a exibição de propaganda antes ou depois de programas destinados a crianças com idade inferior a 12 anos. Frente a esse panorama, a Audiência Pública visa aprofundar a discussão sobre o tema. O evento, de iniciativa da Deputada Keiko Ota (relatora do PL 702/2011), será realizado amanhã, dia 30 de junho, às 14h, no plenário 12.

Representantes da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor e do Conselho Federal de Psicologia foram convidados, bem como outros expositores.