Proposta de auxílio financeiro a estados e municípios passa na CDEICS

Projeto oriundo do Senado serve como compensação de quase dois bilhões de reais para estados, municípios e o Distrito Federal pelas perdas referentes à entrada em vigor da Lei Kandir (Lei Complementar 87/96).
04/05/2016 17h50

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Proposta de auxílio financeiro a estados e municípios passa na CDEICS

O relator da matéria, deputado Júlio Cesar

Para o relator, deputado Júlio Cesar (PSD/PI), a proposta de auxílio financeiro, relativa a 2015, com objetivo de fomentar as exportações do país decorre do fato de que não existe provisão financeira permanente destinada aos entes federados.

Na discussão de mérito, o deputado Helder Salomão (PT/ES) afirmou que a proposta (PL 3410/15) poderá se tornar inócua até o final de sua tramitação pelas comissões da Câmara. É que a MP 720/16, em vigor desde março, presta o mesmo auxílio financeiro de R$ 1,95 bilhão a estados e municípios, divididos em três prestações iguais de R$ 650 milhões, com a primeira parcela paga em abril, e outras duas com vencimento para maio e junho.       

O relator observou que o auxílio financeiro compensatório não representa medida unilateral do Poder Executivo, “mas é fruto de amplo acordo federativo vinculado ao reconhecimento da contribuição de todos os entes federados no esforço de expansão das exportações”.