Dia da Mulher Empresária contribui para o "empoderamento feminino", diz deputada

A participação feminina na atividade empreendedora é crescente no Brasil. As 7 milhões e 300 mil brasileiras que lideram negócios próprios, segundo estatísticas do Sebrae, número talvez até superior ao de homens empreendedores no país, condiz com a instituição de um dia nacional de reflexão e de valorização dessa mulher. A iniciativa pela criação do “Dia Nacional da Mulher Empresária” foi apoiada por cinco empresárias e por três deputadas que participaram de audiência pública promovida pela CDEICS, nesta terça-feira, 21 de junho.
21/06/2016 18h05

Victor Diniz/Câmara dos Deputados

Dia da Mulher Empresária contribui para o "empoderamento feminino", diz deputada

Novidade: Comissão contou com uma Mesa composta apenas por mulheres

Para a deputada Conceição Sampaio (PP/AM), parlamentar que conduziu os trabalhos da audiência pública, propor e aprovar um Projeto de Lei que institua essa data nacionalmente tende a colaborar no processo de empoderamento feminino na sociedade brasileira.

“Instituir o Dia Nacional da Mulher Empresária vai fortalecer, reforçar políticas públicas e ações de empoderamento das mulheres no setor empreendedor”, destacou a parlamentar.

A crescente participação das mulheres na economia, por meio de atividades empreendedoras, é importante para a ocupação de espaços de poder pelas mulheres, lembrou outra parlamentar requerente do evento, a deputada Carmen Zanotto (PPS/SC). Ela ponderou, no entanto, que apesar do grande número de microempresárias, é pequeno o número de mulheres em postos de comando nas grandes empresas.

Carmen Zanotto, bem como a deputada Christiane Yared (PR/PR), lembraram que o protagonismo na economia e nas entidades de classe pode levar à ampliação da participação feminina em cargos políticos. Hoje essa participação, de cerca de 10% nas casas legislativas do país, está muito aquém da participação feminina no total da população, lembrou Carmen.

Janelise Santos, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, disse que seu Estado comemora o dia da mulher empresária em 17 de agosto desde 2005, data em que centenas de empresárias se reúnem para contar histórias de seu cotidiano e trocar experiências. De acordo com a líder empresarial, Santa Catarina tem 281 microempresárias, mais de 30% dos empreendedores catarinenses.

Para Neiva Kieling, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, a iniciativa de criação de um dia comemorativo é bem-vinda. “Vai ajudar a fortalecer micro e pequenas empresas lideradas por mulheres. Permitirá a criação de políticas públicas que as tornem mais qualificadas, inseridas e competitivas”, afirmou.

Andrea Andrade, diretora de cursos e treinamentos da Associação de Mulheres Empreendedoras, apresentou o trabalho que a entidade realiza junto a comunidades carentes da capital federal qualificando mulheres para que se tornem mais capazes de gerir negócios próprios.

“Somos a maior parte da população, do total de empreendedores, mas somos tratadas como minoria e temos que lutar o tempo todo por igualdade”, destacou Andrea em prol da instituição desse dia próprio da iniciativa empreendedora feminina.