Consequências econômicas da operação "Carne Fraca" serão debatidas na Comissão

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços promoverá, conjuntamente com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Audiência Pública para debater possíveis consequências da "Operação Carne Fraca" para o desenvolvimento econômico do país.
20/04/2017 17h50

site:bbc.com/portuguese/brasil

Consequências econômicas da operação "Carne Fraca" serão debatidas na Comissão

Frigoríficos Nacionais

 

A operação, realizada pela Polícia Federal, investiga o envolvimento de servidores do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. Assim que deflagrada e tornada pública, a investigação repercutiu imediatamente sobre o setor de exportação de carnes brasileiro, um dos mais expressivo do país. 

Segundo declarações de José Augusto Castro, Presidente da Associação de Comércio Exterior  (AEB), ao jornal El País, existe uma expectativa de redução de 20% no volume de exportações de carnes, além da redução do valor do produto nacional.

Considerando  os acontecimentos e a suspensão de importação de carne brasileira por alguns países,  o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, entende que essa retração do mercado é natural frente à dimensão do escândalo, mas que a situação pode ser revertida à medida que forem prestados esclarecimentos.

Para o autores dos Requerimentos, que aprovaram a realização desta Audiência,  Deputados Adail Carneiro  e Luiz Lauro Filho, esse debate será de extrema importância para que os Parlamentares possam se inteirar mais sobre a matéria e buscar mecanismos para atenuar os impactos negativos para o setor. Para tanto, forma convidados representantes do MAPA, do Departamento de Polícia Federal e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).

O debate será realizado na próxima quarta (26), às 9h, no plenário 5, da Câmara dos Deputados.