CDEICS realizou Painel sobre o Financiamento do Desenvolvimento Econômico: O papel do sistema financeiro, dos bancos públicos e do BNDES no desenvolvimento.

Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, promoveu mais um painel: “O financiamento do desenvolvimento econômico: o papel do sistema financeiro, dos bancos públicos e do BNDES no desenvolvimento”.
15/06/2018 15h05

Michel Jesus / Câmara dos Deputados

CDEICS realizou Painel sobre o Financiamento do Desenvolvimento Econômico: O papel do sistema financeiro, dos bancos públicos e do BNDES no desenvolvimento.

Professora Maria de Lourdes Mollo explana sobre o papel dos bancos no desenvolvimento do país

Seguindo o planejamento de realizar debates sobre temas importantes para o parlamento e a sociedade brasileira, a CDEICS discutiu nesta semana o financiamento para o desenvolvimento econômico. A convidada para palestrar foi a professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, do Departamento de Economia (ECO/UnB) e pesquisadora do Núcleo de Economia do Turismo do Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) foi eleita membro associado da World Academy of Art and Science (WAAS). A docente é a primeira mulher brasileira a ocupar essa posição na WAAS. Criada em 1960, a WAAS conta com parceiros de diferentes nacionalidades que se destacaram nas áreas de artes, ciências sociais, naturais e humanas. A academia funciona como um fórum de cientistas, artistas e estudiosos, que discutem os problemas da humanidade em nível mundial.

O presidente da CDEICS, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) destacou a importância de realizar debates na Comissão sobre temas tão relevantes como o financiamento do desenvolvimento no país e o papel desempenhado pelos bancos públicos no sistema financeiro nacional, principalmente, no atual momento de crise econômica que enfrentado pelo Brasil.

Segundo a professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo não há consenso entre os economistas sobre a política de investimento. A visão neoliberal dominante, dita ortodoxa, vê os bancos públicos sem importância no desenvolvimento, e bancos privados como intermediários entre poupadores e investidores, com a lógica de mercado garantindo a eficiência da alocação de recursos. Já a visão heterodoxa, contrária ao neoliberalismo econômico, vê como importante o papel dos bancos privados e dos bancos públicos no desenvolvimento econômico.

A professora Mollo afirma que, para os economistas ortodoxos neoliberais, a taxa de juros alta não é ruim, pois o viéis é de taxa de juros alta para estimular a poupança para aumentar a oferta de empréstimos para os investimentos, sendo assim, são viabilizados os investimentos mais rentáveis. Por outro lado, os economistas heterodoxos antiliberais defendem estimular o investimento com viés de taxa de juros baixa, assim, aumenta a oferta e cresce a demanda por empréstimos. Se a taxa de juros é baixa para um maior número de investidores, as expectativas de lucro serão maiores que a taxa de juros e a decisão de investir é tomada. Bancos públicos são importantes ao oferecer empréstimos a juros baixos, mas devido à incerteza, porque o futuro é desconhecido e as decisões são descentralizadas. Por isso, os bancos privados que visam o lucro, preferem taxas de juros alta, mesmo que o investimento tenha queda.

 

O Papel dos Bancos Públicos

A professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo defendeu a atuação dos bancos públicos no sistema financeiro para reduzir a taxa de juros para forçar a redução dos juros privados pela concorrência; financiar o investimento estatal para estimular a economia. Investir sem objetivo de lucro, para criar emprego e renda. Concluiu dizendo que tanto os bancos públicos como os bancos privados ganham com uma política monetária e fiscal que incentive o investimento com taxas de juros baixa. E que o BNDES tem papel fundamental na política de empréstimos com juros baixos contribuindo para o crescimento da economia brasileira.

O deputado Antonio Balhmann (PDT/CE) questionou porque só os bancos públicos teriam o papel de financiar o desenvolvimento. Lamentou o desinteresse do setor privado em investir no desenvolvimento do país, assim, como acontece em outros países, onde os bancos privados financiam o investimento, e aqui não querem ter risco financeiro. A deputada Erika Kokay (PT/DF) reforçou o papel dos bancos públicos citando a Caixa Econômica Federal que é a principal financiadora do crédito habitacional no sistema imobiliário brasileiro, por isso, defendeu uma política justa para o desenvolvimento do país. O deputado Helder Salomão (PT/ES) parabenizou a iniciativa da audiência pública e salientou que a atual política governamental está gerando incertezas na economia do Brasil.

 

Assessoria de Comunicação da CDEICS