Câmara discute em Manaus os efeitos da crise econômica sobre o polo industrial

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realiza na capital amazonense, em 9 de outubro (sexta-feira), o seminário “Efeitos da crise econômica brasileira no Polo Industrial de Manaus”. A iniciativa requerida pela deputada Conceição Sampaio (PP/AM) pretende avaliar, dentre outras questões, a perda de postos de trabalho e o fechamento de linhas de produção de empresas ali situadas.
28/09/2015 16h10

ALEAM

Câmara discute em Manaus os efeitos da crise econômica sobre o polo industrial

Convite para o Seminário

A crise que afeta a economia brasileira pode estar provocando a desaceleração de alguns segmentos industriais da Zona Franca. A deputada Conceição Sampaio lembra que, no primeiro semestre de 2015, houve aumento de 13,9% nas demissões do Polo Industrial de Manaus, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O impacto da crise afetou, principalmente, a indústria de duas rodas, que engloba fabricantes e empresas produtoras de componentes para motocicletas. Em junho, seis indústrias desse setor promoveram férias coletivas para seus funcionários por falta de demanda, informa a parlamentar.

Além da crise econômica, outras causas possíveis para o problema estarão sendo discutidas no Seminário, como o fechamento de linhas de produção de empresas e o remanejamento da produção para outros estados.

De acordo com a parlamentar, a diminuição de postos de trabalho preocupa os governos estadual e municipal, pois uma eventual arrecadação menor de tributos tem reflexos negativos sobre a economia de todo o Amazonas. 

Para o seminário foram convidados: o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga; o governador do Amazonas, José Melo; o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto; o presidente da Federação da Indústria do Amazonas, Antônio Carlos Silva; o presidente do Centro da Indústria do Amazonas, Wilson Périco; e o superintendente da Suframa, Gustavo Igreja.

Serviço: Seminário “Efeitos da crise econômica brasileira no Polo Industrial de Manaus” – dia 9 de outubro (sexta-feira), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque Dez, Manaus).

 

Confira a programação do evento:

8h30 – CREDENCIAMENTO

9h ABERTURA:

Deputados Federais:

 - Júlio César, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados - CDEIC;

 - Conceição Sampaio, membro da CDEIC e autora do Requerimento pela realização do Seminário.

Deputados Estaduais:

- Josué Neto, Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

 - Adjuto Afonso, Presidente da Comissão de Finanças Públicas, autor do Requerimento na Assembleia Legislativa do Amazonas.

9h30 – SEMINÁRIO:

- Marcus de Freitas Simões, Diretor do Departamento de Indústrias de Base Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC

Tema: “A Zona Franca de Manaus – modelo de desenvolvimento e integração nacional”

- Antônio Carlos Faria de Paiva, Diretor-Presidente da Eletrobrás Distribuição Amazonas, Representante do Ministério de Minas e Energia – MME

Tema: “Segurança e custo de energia na competitividade da ZFM”

- José Melo, Governador do Estado do Amazonas

Tema: “O reflexo da crise econômica na economia do estado”

- Artur Virgílio Neto, Prefeito de Manaus

Tema: “A responsabilidade social dos incentivos fiscais para Manaus”

- Gustavo Adolfo Igrejas Filgueiras, Superintendente em exercício da SUFRAMA

Tema: “Os impactos da crise econômica brasileira no Polo Industrial de Manaus”

- Rodemarck Castelo Branco, Diretor Adjunto da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM

Tema: “A importância dos incentivos fiscais para a manutenção da Zona Franca de Manaus”

- Valdemir Santana, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas -SINDMETAL.

Debatedor

13h - ENCERRAMENTO